Viajar com sucesso!

Passeio em família, férias ou a lua de mel, viajar é realizar um sonho, e a realização dele começa com um bom planejamento.

Antes de qualquer dica e qualquer informação vou destacar alguns pontos importante para que a sua viagem seja a viagem dos sonhos!

Data

Primeira coisa que você deve analisar antes de viajar é a data, o período e quantos dias você pode ficar fora. O ideal é viajar nos fins de semana para lugares da região, esticar feriados para viajar dentro do país e utilizar as férias para conhecer destinos estrangeiros. Antes de definir local e data é interessante conhecer o destino e saber a época de alta e baixa temporada.  Cada época do ano tem uma temperatura diferente.  Tem lugares que vale a pena visitar o ano inteiro e tem outros lugares que não, então é importante casar a época ao destino desejado.

O destino

Pode ser um sonho antigo, a recomendação de um amigo ou até mesmo inspiração de um filme, o destino ideal é o que irá garantir o sucesso da viagem.  Praia, cidade do interior, parque de diversão é preciso definir qual será a prioridade da viagem e antes de definir o local é interessante perguntar a conhecidos, pesquisar na Internet, ler tudo sobre o local e, enfim, tomar a decisão.

A partir daí, fica fácil determinar os gastos, o tipo da viagem (mochilão, passeios de luxo, tour gourmet) e isso nos leva ao próximo tópico: Orçamento.

Orçamento 

Agora é hora de contar o dinheiro da viagem. Quanto dinheiro você pretende gastar na viagem? É recomendável viajar com tudo pago, e com 50% do valor disponível para gastos. Numa viagem de R$ 2.000,00 deve reservar R$ 1.000,00. Pode ser que você não gaste tudo, mas imprevistos acontecem e é bom estar preparado e ter esse dinheiro no banco ou disponível para gastar no cartão.

Os pontos turísticos

Cada destino tem diferentes opções a serem exploradas. Entre cartões postais, natureza, gastronomia e tantos outros assuntos, vai do seu gosto a decisão do que curtir e é importante conhecer e saber a localização de um deles antes de embarcar na sua aventura. Lembre sempre que o objetivo de uma viagem é criar momentos inesquecíveis, e quanto mais do seu jeitinho sua viagem for, maior a chance de ela alcançar esse objetivo.

Hospedagem e alimentação

Além dos tradicionais hotéis e pousadas, você pode optar por outros tipos de hospedagem. Alternativas como albergues, grupos de couchsurfing (nos quais você pode passar noites em sofás de moradores) e aluguel de casa ou apartamento.

As principais vantagens de hotéis e pousadas tradicionais são as comodidades e a infraestrutura adaptada para viajantes.

Os Albergues ganham no preço e no compartilhamento com viajantes na mesma situação, principalmente quando se fica em quartos conjuntos.

O Couchsurfing permite que você conheça e viva em uma casa de habitante local, possibilitando uma experiência cultural única.

Com dicas da internet e de moradores, dá pra fugir dos restaurantes mais movimentados e acabar conhecendo os espaços menos turísticos e mais a cara da cidade visitada.

Só não deixe de pesquisar sobre a culinária típica para não se arrepender e voltar para casa sem ter experimentado os melhores pratos.

Roteiro 

Não importa o tempo desejado para a viagem, todo o tempo do mundo é muito pouco quando se está em uma cidade nova.

Para poder aproveitar ao máximo, particularmente, eu gosto muito dos roteiros. Sim, planejar e deixar tudo anotado permite aproveitar muito mais o tempo e não deixar nenhum cantinho esquecido. Uma dica legal é deixar os lugares e ambientes fechados para os dias de chuva, ou então para os últimos dias da viagem porque assim o tempo ruim não irá atrapalhar seus dias de diversão.

Pé na estrada (ou nas nuvens)

Já com mais proximidade da data escolhida, o macete é check-list. Afinal, como organizar uma viagem sem fazer uma listinha de tarefas?

A mala, a hora da saída, como chegar com fácil acesso… Com a animação da viagem, tendemos a não lembrar com tanta facilidade os detalhes.

Por isso, uma ótima saída é deixar separado um papel com anotações sobre documentos necessários, tipos de roupa para cada dia planejado, dinheiro para pedágios ou lanchinhos rápidos. Tudo o que for preciso para chegar ao destino sem se estressar com burocracia ou chamados da natureza.

Com tudo resolvido e o roteiro já em mãos (além de na cabeça, claro), fica ainda mais divertido e tranquilo curtir os momentos pelos quais você tanto esperou. Nesse momento, o passo seguinte é: Se jogar nas memórias que estarão sendo criadas!

Beijos e até a próxima