Sonhos precisam morrer

Ei Você! Como andam os seus sonhos? O quanto você se dedica a eles? O quanto, de fato, você realiza? Especialmente nessa época do ano pensamos muito na nossa vida, fazemos retrospectivas e planejamos coisas melhores para o próximo ano.

E então, os sonhos ocupam quase que 90% da nossa mente, não é mesmo? Mas você já parou para refletir mais profundamente sobre eles? Sonhar é mesmo muito bom, é o que traz cor e esperança para nossa vida se movimentar. No entanto, temos que ter muito cuidado com nossa maneira de lidar com isso; pois o sonho precisa cumprir o objetivo de nos levar pra frente, nos fazer agir, nos fazer buscar a realização. Desse modo, os sonhos precisam deixar de ser sonhos.

Não basta apenas sonhar, é preciso Realizar. E nessa dinâmica, o sonho sozinho não faz acontecer. Nossa ação é fundamental para fazer sentido sonhar. Traçar metas, planejar possibilidades, calcular gastos (financeiros e também de dedicação), medir consequências, administrar a ansiedade, reforçar a paciência. Sonhar é mole, basta liberar a imaginação e ela nos “leva” longe sem sairmos do lugar. Mas realizar, ahhh, isso dá trabalho e requer muita força de vontade. Isso, vontade. Não basta sonhar, é preciso ter VONTADE! Eis o caminho!

Portanto, sonhos precisam morrer! Pois é, parece duro mas não é. Se um sonho não acaba, ele não se realiza. Nossos sonhos são como sementes, que precisam se desintegrar para produzir algo melhor e, para isso acontecer, em algum momento terão que deixar de existir. Quando a semente não vai pra terra, ela não se desfaz, mas também não produz nada; ela seca e cria mofo, fica simplesmente estragada. Não morre, estraga. Assim ela não cria raízes, não brota de novo, não evolui, não cumpre sua missão.

Do mesmo modo é o sonho que você alimenta nos pensamentos, ele tem como missão produzir AÇÃO para alcançar o que tanto se deseja. Só os pensamentos não são suficientes para sustentar essa semente e fazê-la germinar. É preciso regá-la com ânimo, vontade e atitudes sólidas.

Que o nosso sonhar faça sentido em cada momento dos novos dias, nos impulsionando pra frente e trazendo a alegria de poder realizar. E que assim possamos buscar o melhor de nós, nos movimentar sem receios ou comodismos diante da vida que estamos traçando.

E então, vamos matar nossos sonhos?

Um forte abraço e querendo partilhar suas ideias também, escreva aqui embaixo nos comentários e terei muita alegria em conversar com você! Você pode também dar seu feedback sobre os textos e o blog, é muito importante pra gente o seu retorno!

Sou Psicóloga clínica formada em Terapia Cognitivo Comportamental e Psicologia Positiva e pós graduanda em Psicologia Hospitalar e da Saúde na PUC-RIO.

Cuidar da dor do outro, compreender suas aflições e ajudá-lo a ampliar seu olhar diante da vida testando todas as possibilidades de ser mais feliz é o foco do meu trabalho. Por isso, gosto de incentivar as pessoas a encontrar o melhor de si mesmas no dia a dia e ousarem ir além de suas limitações, para que assim elas possam descobrir o valor e a força que possuem.

Trabalho com Psicoterapia de crianças e adultos; e tenho um projeto chamado Moveres Superando Desafios que vem se desenvolvendo com o objetivo de garantir informações e orientações sobre Saúde e Psicologia, além de promover incentivo para viver melhor a cada dia com reflexões e dicas para o seu bem estar!

Enfim, espero contribuir da melhor forma para que você nunca desista de lutar pela sua felicidade. Jamais perca o brilho nos olhos, a alegria na alma e a força para vencer as dificuldades do caminho.

VIVA BEM O HOJE!