Quantidades Parte III – Mesa e lembrancinhas

Docinhos, bombons, trufas, bem casados, alfajor e cupcakes são alguns tipos de doces que passam na cabeça dos convidados durante um evento. O ponta pé sobre esse assunto já aconteceu no post I e  II, se você ainda não leu, passa lá.

Hoje, vou falar sobre a quantidade de doces que devem compor a mesa principal e quantos doces de lembrancinha você deve preparar por convidado.

No texto anterior, falamos dos famosos docinhos e suas particularidades para cada tipo de festa, reutilizando o cálculo: uma festa com bolo e champanhe, para 100 convidados, serão consumidos 800 docinhos. Mas é claro que você não vai colocar 800 doces na mesa principal da sua festa, se você fizer isso, vai precisar de muitas bandejas e mesas, além de não ficar bonito nas fotos, vai atrapalhar o layout da festa. Logo, existem duas opções para você organizar melhor a sua mesa de doces:

Opção 1- Encomendar doces finos, mais sofisticados e caros, somente para a mesa de bolo e complementar com doces mais simples para servir aos convidados. Nesta opção indica-se encomendar 35 a 40 doces de cada tipo para decorar a mesa e subtrair essa quantidade do montante total;

Opção 2- Aproveitar os doces que serão servidos aos convidados para compor a mesa. Ou seja, a pessoa responsável pela arrumação dos doces vai separar 25 a 30 de cada tipo, para arrumar a mesa principal;

Uma dica muito importante: na correria da festa, muitas vezes os noivos ou aniversariantes não conseguem provar as delícias que encomendaram, então, solicite ao cerimonial ou buffet que separe 20 a 30 doces numa caixinha para que possam saborear no dia seguinte, completando esse agrado, reserve um pedaço generoso do bolo e a lembrancinha que será ofertada aos amigos e família.

Lembranças comestíveis

Às vezes investimos muito em souvenires personalizados, e os convidados (exceto as mães, avós e amigos próximos) acabam jogando for, o mimo que projetamos com todo carinho; entretanto, as lembrancinhas comestíveis, na minha opinião, são a melhor forma de presentear, já que os doces serão saboreados nos dias que seguem o evento, fazendo com que o gostinho e a sensação permaneçam.

Doces por Confeitos Bistrô

As quantidades de lembrancinhas comestíveis por pessoa vão depender do tipo, por exemplo: alfajor, brownie, cupcake e os famosos bem casados devem ser 2 por pessoa. Já no caso de caixinhas de brigadeiro e bombons, ou seja, docinhos menores, 1 caixinha por pessoa vai alegrar a todos os convidados ao final do sua evento e no dia seguinte.

Não se esqueça que cada detalhe faz a sua festa inesquecível, os convidados devem sair saciados e com ótimas memórias deste dia.

Você deve estar cheia de dúvidas sobre qual forminha escolher para mesa de doces, qual bandeja utilizar, mas pode ficar tranquila, pois esse será o nosso próximo papo.

Está com incerteza sobre algum ponto que tratamos neste post ou nos anteriores, deixa a sua pergunta que responderemos, #timeblogcarpediemlembranças rsrsrs.

Boa semana leitora.

Sou uma pessoa criativa e que adora desafios. Meu primeiro contato com a confeitaria foi com minha avó me ensinado a fazer bolos com 6-7 anos de idade. Sou formada em engenharia de produção, mas resolvi investir na minha paixão, a gastronomia. Adoro programas de culinária, como Masterchef, Bake Off, Cake Boss, incluindo os de diferentes nacionalidades, pois adoro ver e testar diversas opções de comidas. Essa paixão por pratos de diferentes culturas surgiu após ter morado 1 ano e meio no Canadá. Um bom prato de comida é motivo para reunir famílias e amigos, acompanha e torna especial qualquer tipo de comemoração. Vamos compartilhar receitas e dividir momentos!