Quantidades Parte II – Cálculo

Doces feitos por Confeitos Bistrô

Hello, já coletou as dicas que conversamos no último post? Se ainda não, passa lá e dá uma olhadinha.

Na semana passada falamos sobre os elementos que influenciam a quantidade de doces, como: número de convidados, tipos de doces, estilo de festa e o horário. Essa semana fazendo algumas pesquisas para escrever o texto, encontrei uma informação para adicionarmos aos elementos pré-cálculo, o número de crianças. Se a sua festa for um aniversário infantil, essa informação será muito importante, portanto, do número total de convidados separe a quantidade de crianças e de adultos.

Na tabela abaixo, especifiquei os tipos de doces e a quantidade para alguns tipos de festa. O montante dos doces abaixo deve ser sempre acompanhado do bolo (doce de compota mais o bolo). Caso você escolha colocar 3 ou 4 tipos de doce, exemplificando docinhos, bolo e frutas, a quantidade de frutas deve ser reduzida em 40%, e essa regra vale também para os doces de compota e sobremesas.

Como falei no início do texto a quantidade de crianças também influencia, meninos e meninas de até dez anos comem em média a metade da quantidade dos adultos, então é só dividir por 2 as quantidades acima.

O bolo é uma das coisas que mais sobra em festas, e muitas vezes as pessoas tem que ficar distribuindo bolo para avó, tia e para os convidados levarem para casa. Para evitar gastos desnecessários, você deve conhecer seus convidados.

Se sua festa tem jantar e bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho, a quantidade de bolo deve ser 60% do número de convidados. Vamos fazer uma continha para você entender melhor. A sua festa tem 100 convidados, usando a tabela, 8 kilos de bolo, (100 pessoas x 80g), porém os seus convidados se encaixam na descrição, você deverá encomendar arredondando 5 kilos( 8kg x 60%).

O último ponto a ser esclarecido é sobre a variedade, ou seja, dentro da quantidades de docinhos qual a variedade escolher. A sua festa tem 100 convidados, e você vai fazer no estilo bolo com champanhe, o total de doces é 800 unidades, então neste modo são indicados 8 tipos de doce: brigadeiro, beijinho, bombom de maracujá, bombom de cereja, camafeu, brigadeiro de nozes, romeu e julieta e amendoim. Se você aumentar a variedade de doces, os convidados vão querer provar, e mais doces você terá que comprar, então mantenha a variedade dentro da proporção ideal.

Resumo para não esquecermos nenhum detalhe:

  1. Lembrar de calcular a quantidade de crianças,
  2. Acima de 2 tipos de doces, você deve reduzir a quantidade de frutas, sobremesas ou doce de compota
  3. Analisar o tipo de convidado para não ficar com sobra de bolo
  4. Manter a variedade dentro de uma proporção desejável.

Não se preocupe, o próximo texto será sobre a quantidade de doces na mesa principal e sobre doces de lembrancinha como alfajor, bem casado e etc. Caso você ainda  tiver alguma dúvida, deixe nos comentários, vou fazer o possível para te ajudar.

Fique ligada nos outros textos também, até a próxima.

Sou uma pessoa criativa e que adora desafios. Meu primeiro contato com a confeitaria foi com minha avó me ensinado a fazer bolos com 6-7 anos de idade. Sou formada em engenharia de produção, mas resolvi investir na minha paixão, a gastronomia. Adoro programas de culinária, como Masterchef, Bake Off, Cake Boss, incluindo os de diferentes nacionalidades, pois adoro ver e testar diversas opções de comidas. Essa paixão por pratos de diferentes culturas surgiu após ter morado 1 ano e meio no Canadá. Um bom prato de comida é motivo para reunir famílias e amigos, acompanha e torna especial qualquer tipo de comemoração. Vamos compartilhar receitas e dividir momentos!