Quantidades Parte I – Definindo informações

Olá, leitora. Como anda a preparação do seu evento? Vou começar falando um pouco sobre quantidade de doces e bolos.

Independente se você vai contratar um buffet ou encomendar separadamente partes da sua festa, é preciso saber as quantidades que melhor vão atender o estômago do seu convidado, sem ficar preocupado de vai ser o suficiente. Devido a extensão do tema, vou separar este assunto em duas partes: as informações que você precisa ter em mãos antes de estimar as quantidades e calculando o número de doces por convidado.

Primeiramente, saber a quantidade de convidados para o seu evento, uma dica importante é que não precisa ser a quantidade exata. Por exemplo, na sua lista tem 170 pessoas, entretanto em média 15% a 20% não comparecerão ao evento, devido a outros compromissos, falta afinidade com os noivos e etc. Então a quantidade de pessoas a considerar para o cálculo de comida  é 150 pessoas.

Segundo ponto, definir os tipos de doces. Além dos docinhos, bombons, bolos existem pessoas que gostam de servir outros tipos de sobremesa como doce de compota com queijo, petit gateau com sorvete, mousse, salada de frutas e diversas delícias. Portanto, é necessário definir previamente o que você quer, lembrando sempre do seu orçamento, quanto maior a variedade mais gastos você vai ter.

fonte: Zankyou, Bridalguide, http://blogmail.com.br/, www.imgrum.org, w-cun.

Última questão antes de falarmos efetivamente de quantidades, é o tipo do seu evento. Falando de casamento, se for uma recepção só com bolo, doces e champanhe com duração de 2hrs, a quantidades destes itens por convidado vai ter que ser maior comparado com um casamento com jantar e salgadinhos, com 4h-5h de evento. A mesma coisa vale para aniversário infantil, quando é um bolinho em casa ou uma festa maior. Seguimos esse pensamento para todos os tipo de evento, e sempre levando em consideração a quantidade de horas do evento.

fontes: DESIGN INDULGENCES, Constancezahn, Hmcgt, http://blog.dactylo.com.br/

Por enquanto, você deve coletar estas informações para o próximo post quando falarmos da quantidade de doces. Irei montando uma planilha no excel conforme de acordo com o andamento do assunto sobre quantidades de doces, salgados, bebidas, e etc, no final vamos ter uma planilha bacana para facilitar a sua organização.

Por favor, deixe nos comentários sua opinião, tire dúvidas, sugira temas para próximos posts, vou tentar atender a todos os pedidos. Até breve e espero você na próxima semana.

Sou uma pessoa criativa e que adora desafios. Meu primeiro contato com a confeitaria foi com minha avó me ensinado a fazer bolos com 6-7 anos de idade. Sou formada em engenharia de produção, mas resolvi investir na minha paixão, a gastronomia. Adoro programas de culinária, como Masterchef, Bake Off, Cake Boss, incluindo os de diferentes nacionalidades, pois adoro ver e testar diversas opções de comidas. Essa paixão por pratos de diferentes culturas surgiu após ter morado 1 ano e meio no Canadá. Um bom prato de comida é motivo para reunir famílias e amigos, acompanha e torna especial qualquer tipo de comemoração. Vamos compartilhar receitas e dividir momentos!