Festa Junina caseira

Anarriê leitoras, estamos na época dos festejos juninos, com o típico arraiá, quadrilha e quentão, esse será o nosso tema de hoje. As comidinhas juninas são super simples e deliciosas, com cara de casa de avó na roça. São compostas de ingredientes como milho, amendoim, coco ralado, batata, tapioca e etc. Existem diversas opções como salsichão, bolo de milho, pipoca, canjica doce, entre outros quitutes. Se você não tem nenhuma festa junina grande de família ou amigos, vou te dar dicas para preparar um mini arraiá em casa mesmo, para você não deixar esta festividade passar em branco. A minha proposta é um evento de 10 a 20 pessoas, que você possa fazer as comidas sem muito trabalho e com a ajuda dos amigos.

Primeiro, as comidas de festa junina são geralmente quentes, pois estamos no inverno e ninguém merece ficar a festa toda esquentando caldos na boca do fogão, a minha dica é utilizar a panela de fondue para manter estes alimentos quentes durante a festa. Como na foto abaixo, mini cachorros-quentes, fáceis para os convidados se servirem sozinhos, o molho com mini salsichas é mantido na panela de fondue, mantendo tudo quentinho. Você pode fazer um caldo verde e uma canjica doce, pedir umas panelas de fondue emprestado aos amigos e assim você tem uma mini mesa de caldos quentes. Só lembre de comprar álcool em gel para poder acender e manter o fondue aquecido.

Débora Nunes, Gemelares.com.br

Continuando com as dicas práticas, opte pelos petisco para complementar as comidinhas da festa. Substitua o angu baiano, por pasteizinhos de angu com carne moída, o salsichão você pode cortar em rodelas médias e espetar no palito de dente, e deixar acomodado em cima da farofa, para tapioca faça dadinhos de tapioca que são deliciosas e simples de fazer, se você tem uma airfryer você pode fazer estas 3 opções sem problemas e sem gordura pela casa. O milho não pode ficar de fora da sua festa, faça espigas de milho pequenas cozidas e espete no palito de churrasco, você pode fazer também um balde de pipoca, afinal quem não gosta de pipoca?

Yluska, senhorainspiracao.blogspot.com

Para os doces, invista nos bolos, doce no copinho, e brigadeiros. Nada melhor que um bolo de milho com coco ralado bem molhadinho, pamonha de copinho, brigadeiro de paçoca ou aquelas paçoquinhas prontas espalhadas pela mesa, um brigadeiro de canjicão, beijinho, pé de moleque de chocolate e etc. Não precisa exagerar nas quantidades, uma receita de cada variedade já vai atender a todos os convidados.

A minha dica final é reúna as amigas e amigos na véspera para preparar as comidinhas, todas são simples de preparar e juntos tudo fica pronto rapidinho. Combine de cada um levar a sua bebida e dar uma contribuição em dinheiro para comprar os ingredientes. No dia, faça uma decoração simples e só esquente e frite as gostosuras perto da hora do evento, arrume tudo na mesa e depois só curta a festa sem preocupações. Vamos festejar, dançar e esquentar o frio meu povo!

Sou uma pessoa criativa e que adora desafios. Meu primeiro contato com a confeitaria foi com minha avó me ensinado a fazer bolos com 6-7 anos de idade. Sou formada em engenharia de produção, mas resolvi investir na minha paixão, a gastronomia. Adoro programas de culinária, como Masterchef, Bake Off, Cake Boss, incluindo os de diferentes nacionalidades, pois adoro ver e testar diversas opções de comidas. Essa paixão por pratos de diferentes culturas surgiu após ter morado 1 ano e meio no Canadá. Um bom prato de comida é motivo para reunir famílias e amigos, acompanha e torna especial qualquer tipo de comemoração. Vamos compartilhar receitas e dividir momentos!