Dúvidas sobre a mesa de doces

Fonte: multifestasetal

Oi meninas, continuamos a nossa saga sobre doces!

No último post, escrevi sobre forminhas e bandejas, entretanto percebi que a mesa do bolo gera muitas duvidas, então, hoje vamos falar sobre os questionamentos que a mesa principal gera para noivas, mães e anfitriãs de eventos.

Para escrever este post, pesquisei incertezas que as meninas compartilharam em diversos sites, assim como a resposta de diversos profissionais e a minha opinião sobre os temas. Se você tiver outra pergunta sobre a mesa principal que não for abordada no texto, só deixar nos comentários que responderemos.

1- Quando devo servir os doces? Como evitar o desperdício?

O senso comum diz que os doces devem ser servidos após o parabéns, no caso dos aniversários, e nos casamentos depois do brinde dos noivos. Mas se você for servir um almoço na sua festa, um docinho de sobremesa sempre cai bem, então escolha uma sobremesa após o almoço, ou então não demore muito para liberar os doces.

Uma dica importante é tirar todas as fotos na mesa logo no início, assim os convidados não tentarão pegar um escondido e não ocorrerá desperdício, pois todos vão comer a vontade durante a festa. Se você deixar os doces muito para o fim, vai ocorrer sobra e seus convidados vão sair falando que não comeram doces. 

Uma tendência das festas é colocar uma sacolinha personalizadas de doces, permitindo assim que os convidados levem doces da mesa para casa e evita-se sobra, e desta maneira ninguém sai com copinho de plástico ou guardanapo escondido na bolsa.

2- Quem deve arrumar a mesa de doces e cuidar durante a festa?

A mesa de doces deve ser arrumada pela decoradora do evento, as posições das bandejas, flores e enfeites são da responsabilidade deste profissional. Entretanto a organização dos doces nos suportes deve ser realizada pela doceira, pois ela saberá manusear os doces corretamente, usando luvas, assim como poderá ajustar caso ocorra algum problema. Se a decoradora for experiente, ela está acostumada a cuidar desta tarefa, então fique tranquila.

Babá de doces

Muitos profissionais de casamento acham indelicado impedir que o convidado pegue um docinho da mesa. Entretanto, uma mesa com doces faltando ou forminhas vazias fica horrível na hora da foto. Como a colaboradora do blog e cerimonialista, Cintia Breder, gosta de destacar, é preciso ter alguém tomando conta da mesa, se não vira bagunça, pois sempre tem aquele convidado que não tem calma para esperar.

A minha dica é que você peça para que alguém observe a mesa, e se caso alguém queira comer um doce, pedir que aguarde o momento dos doces ou servir um discretamente e “tapar o buraco” que ficar, evitando assim o efeito manada, ou seja, um ataque de todos os convidados aos doces antes do momento certo.

3- Como os doces devem ser conversados?

Os brigadeiros podem ficar expostos na mesa sem problemas, mas doces com chocolate e frutas devem mantidos em ambientes refrigerados principalmente no verão, se o evento for no inverno não precisa de tal cuidado. A mesa de doces nunca deve ficar exposta em um local onde bata sol, evitando  que as gostosuras das mesa melem ou estraguem.

4- Onde posicionar os doces que serão dados como lembrancinhas?

Eles são organizados em cômodas, estantes, aparadores e etc, usados  para incrementar a decoração. Existem duas opções para posicionamento destes móveis com os mimos. Algumas pessoas gostam de decorar a mesa principal com as lembrancinhas, principalmente em festas de crianças e após o parabéns montar os kits. Já em casamentos são posicionados alguns na mesa principal, mas a maioria das lembrancinhas em um ambiente separado localizada geralmente no início/final do salão, facilitando a entrega do presente aos convidados ao final do evento.

5- O bolo: de verdade ou de mentira?

Eis a questão, se você é daquelas que não liga muito para bolo, pretende economizar, não gosta de congelar bolo, e não não quer um bolo naked, o mais indicado é um bolo fake de pasta americana para a mesa principal.  Entretanto se você gosta de seguir a tradição, no caso dos casamentos e comer bolo do casamento na primeira bodas, ou ainda se você gosta de distribuir bolo para os mais íntimos ao final da festa, o bolo da mesa principal deve ser verdadeiro.

6- Dica final

O número de convidados com alergia a determinados alimentos, diabetes e restrições é uma realidade em todas as festas, por isso o uso de plaquinhas informando o tipo do doce facilita a vida dos convidados e também evita o desperdício. É muito triste ver doces comidos pela metade nas mesas, já com as plaquinhas, as pessoas só vão pegar os doces que realmente gostam. Outra dica, é passar os doces pelos convidados, garçons servindo doces nas bandejas de mesa em mesa traz comodidade e qualidade ao seu evento.

Estou esperando mais perguntas, abaixo seguem os links dos sites que utilizei em minha pesquisa, vai lá dar uma olhada também. Se você está procurando a parte de comida salgada de uma festa, não se preocupem, semana que vem vamos começar a falar sobre esse assunto.

Até lá, beijos.

Inesquecível Casamento

Constance Zahn

Delas

Inesquecível Casamento