Alavantú! Anarriê !

Hello pessoa,

Está chegando uma das minhas épocas favoritas do ano, se não A favorita!! Época de muita paçoca, pipoca, pamonha, canjica, doces e mais doces quentinhos e deliciosos… Época de reunir com a galera pra dançar quadrilha, ir na pescaria, pagar umas prendas… Aaaah, festas juninas, julinas, arraiás e afins… como eu amo ♥

A gente sabe que brasileiro nem precisa de muito motivo pra inventar festa, mas você sabia que a tradicional festa junina tem duas teorias quanto à sua origem do seu nome ? A primeira, diz que o nome vêm das festividades religiosas que ocorrem durante o mês de junho, em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Já a segunda, diz que o nome tem origem nos países católicos da Europa, cuja homenagem é feita apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

Há quem diga que a festividade foi trazida pelos portugueses ao Brasil, ainda no período colonial, e que em em sua composição havia muita influência de elementos culturais  de outros países. A quadrilha, por exemplo, tem alguns vestígios das danças nobres francesas, caracterizadas por serem muito marcadas. A tradição de soltar fogos de artifício veio da China, e, a dança de fitas, de Portugal e da Espanha.  

Todos estes elementos culturais foram, ao longo do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  É o que se pode observar na implantação do Baião e do Forró às danças, em algumas regiões do Nordeste e do Boi-Bumbá, no Norte do país, por exemplo, assim como, a presença de pratos típicos feitos à base de mandioca (aipim), jenipapo, leite de coco, etc.

No Rio de Janeiro, no decorrer das famosas quadrilhas, costuma-se acrescentar alguns medleys com músicas do cenário pop à coreografia, numa tentativa de misturar a tradição junina ao repertório popular atual em nosso país.

Sendo como for, Festa Junina é sinônimo de alegria e diversão. Por isso, arrase no visual, pule fogueira, dance quadrilha, viva a cultura riquíssima de nosso país!

Aproveite o embalo e crie uma playlist junina pra você marcar aquele arraiá com os amigos! Conta pra mim, qual música não pode faltar no seu Arraiá?

Beijos de luz e até a próxima

Sou Cantora e Professora de Canto, licenciada em Música pela Universidade Cândido Mendes e proprietária do Espaço Cultural Colibri. Música é a minha melhor maneira de contribuir para um mundo mais humano e para  transformar a vida das pessoas em momentos únicos, repletos de emoção e muita alegria! Temos música para todo momento e meu foco, aqui no blog, é mostrar que, há sempre o que aprender e que temos um lindo universo a descobrir, afinal, engana-se quem pensa que a música limita-se em ser apenas uma arte. É MUITO MAIS que isso! Trabalho dando aulas de Canto em algumas escolas em Nova Friburgo-RJ e tenho um espaço em parceria com a Produtora Audiovisual Colibri, o Espaço Cultural Colibri, onde, junto a um time de professores e queridos amigos, nos empenhamos para ensinar Música de “dentro para fora”, ou seja, criando, em cada um de nossos alunos, primeiro uma relação de experimentação e afinidade com a arte, a fim de garantir um aprendizado mais significativo e ainda mais prazeroso. Nosso intuito é criar artistas responsáveis com sua missão! Fazê-los, encontrar sua própria verdade dentro de cada um de seus trabalhos! Que tenhamos excelentes momentos de aprendizado e muita alegria para compartilhar juntos! Contem comigo! Voe alto!