A importante missão de apadrinhar

Casamento Natália e Mateus – Nova Friburgo/RJ

Veja mais fotos desse casamento aqui.

Quando começamos a pensar em casamento logo vem a pergunta: Quem escolher para padrinhos de casamento? Existem casais que já tem isso bem definido (já sabe quem será o padrinho de casamento antes mesmo de saber com quem se casará rs), mas se vocês estão com dúvidas de quem escolher, esse texto é para vocês!

Ser padrinho/madrinha de casamento é missão importante, muito mais do que testemunhas no Grande Dia, apadrinhar requer dedicação e participação na vida toda!

Na antiguidade os padrinhos (homens) eram amigos próximos do noivo e tinham a função de proteger a noiva. Eram guardiões que impediam que ela fosse sequestrada ou atacada. A partir do século XVI, os casamentos realizados na Igreja Católica tinham que cumprir três exigências: serem realizados em local sagrado, celebrados por um pároco e deveriam ter pelo menos duas testemunhas. Com o passar dos anos essas testemunhas se tornaram os padrinhos como conhecemos hoje.

Então, se você está na dúvida já pegue essas duas características para ajudar na escolha: Padrinhos devem proteger (cuidar, aconselhar, acompanhar) e testemunhar (para sermos testemunhas de algo, precisamos conhecer a fundo). Logo, padrinhos precisam ser pessoas que nos conhecem bem e que se preocupam conosco.

Acho que agora a gente já deu uma clareada nas coisas. Vamos continuar.

Para ajudar um pouco mais, façam uma reflexão e uma retrospectiva do relacionamento de vocês e percebam as pessoas que sempre acompanharam, aconselharam, se divertiram e contribuíram de forma especial, para que hoje, vocês pudessem estar organizando o casamento de vocês.

Sejam bem criteriosos, pensem nas pessoas que vocês querem manter por perto após o casamento. Com quem vocês podem contar desde uma visita com um delicioso jantar a pedir dinheiro emprestado se a coisa apertar.

Parte Prática no Grande Dia

Não existem regras que digam que vocês precisam de um número X de pessoas ou de casais, ou que o número precisa ser par. Para isso, não existem regras, então, eu vos convido a pensar, de forma prática, no dia do seu casamento.

Quanto maior o número de padrinhos, mais tempo levará para as formalidades, exemplo: se vocês convidarem um número grande de padrinhos (a cima de 10 casais) a cerimonia e as fotos protocolares levarão mais tempo, se vocês quiserem convidar de forma mais especial ou dar algum tipo de lembrancinha no dia, terão que destinar uma quantidade maior de dinheiro para esta finalidade.

Antes de montar a sua lista de padrinhos, eu te dou a seguinte dica: visite o cartório onde vocês farão a documentação do casamento, e se informem sobre a quantidade necessária de testemunhas para validação da documentação. E depois, caso for fazer cerimônia religiosa, se informe com o seu celebrante ou na secretaria da igreja que o casamento será realizado. Exemplo: quando me casei o cartório me pediu apenas duas testemunhas, e a igreja me pediu dois casais (sendo que se fossem casados, deveriam ser casados também na igreja católica), ou seja, eu precisava de pelo menos dois casais de padrinhos.

Uma outra característica que é bom que vocês observem é o local que será destinado aos padrinhos durante a cerimônia e a quantidade de pessoas que ele comporta.

Pensem com muito carinho nas pessoas que vocês vão convidar para desempenhar essa função tão bonita e importante, e com certeza não se arrependerão.

Espero que esse texto tenha ajudado a vocês. Deixe nos comentários caso tenham alguma dúvida ou sugestão. Se você já é casada e tem alguma dica para acrescentar e para ajudar ainda mais, fique à vontade o espeço também é seu.

Aproveite para visitar as outras categorias do blog clicando aqui.

Beijos e até a próxima.

Encontrei o amor da minha vida em 2009 e nos casamos em 2015. Sou Cristã, Fotógrafa e designer, formada em Comunicação Social e idealizadora da CarpeDiem Lembranças. Acredito que o amor é a maior e melhor memória que podemos ter e por isso amo fotografar famílias, sejam em seu início nos casamentos ou quando elas estão crescendo e novos membros estão chegando.
O Blog nasceu como uma iniciativa de unir conhecimentos e profissionais em um só lugar!
Espero contar com a sua leitura e participação!
Beijos!